terça-feira, 5 de maio de 2009

Regras d´ASAE esfumaram-se...

Isto é k vai cá uma crise… Aliás diria que estou a atravessar uma das piores crises pessoais dos últimos 2 anos. Qual crise económica, qual quê???
Já levo 22 meses sem fumar e fruto talvez dos constantes stresses profissionais aliados ao cansaço e à performance do Benfica esta época, tenho-me visto literalmente à rasca para me manter “limpo”. UUUffffffffffff
Tenho para mim que uma pessoa que deixa de fumar, nunca mais volta a ser um não fumador… é verdade!!! Venha quem vier, hei de ser sempre um ex-fumador daqueles que tem consciência que a próxima passa é o bilhete de ida para o destino indesejado: a nicotinó-dependência.
Diria k a diferença entre um não-fumador e um ex-fumador está na tolerância com que se enfrenta ambientes mais “pesados”. Sempre detestei o fundamentalismo que se cria à volta do fumador. Na minha opinião, este só é culpado de uma coisa: ter começado!!! E portanto, por mim, tudo bem… Fumem que se não me agradar o ambiente, “bazo”!!!
Agora, há uma coisa que me irrita profundamente. Tanto alarido e tal, porque é proibido fumar aki e akolá e multas para quem fuma, multas para o dono do espaço que deixa fumar e multas para quem não acusa que estão a fumar. Enfim, a coisa até começou bem e salvo um ou outro ressabiado, a maioria dos fumadores estava de acordo: “eh pah porreiro, custa um bocadinho mas estou a fumar muito menos!!!”
Agora, se me dão licença, acho mal! Pergunto: porque raio é que se está a dar um passo atrás??? Estava tudo a correr tão bem, os mais cépticos até já se tinham habituado à ideia e eis que agora… já se pode!!!
Entro… rrrrhhhuuuummmm… muito raramente em locais de diversão nocturna onde se aceita novamente a fumarada. Gosto especialmente de um, onde um “openspace” amplo é atravessado por uma linha virtual que divide a zona dos "viciados" e dos "não-viciados". O ridículo aconteceu quando vi uma pessoa ser interpelada por um segurança por estar a fumar do lado errado da linha e para “entrar na legalidade”, apenas lhe bastou dar um passo para o lado!!!
Não sei se já tinha dito isto, mas... FRANCAMENTE!!!



Som da semana: A fine frenzy - You picked me

5 comentários:

  1. dá uma vista d'olhos aqui:

    http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1221377

    :)
    abraço

    ResponderEliminar
  2. Tás em crise pessoal????
    22 meses sem fumar é uma grande vitória! E de manter! Eu bem tentei (3 meses….), mas durante todos os dias, todas as horas, minutos e segundos pensava em fumar cigarros. Foi de loucos, não me vejo a tentar de novo.
    Lembra-te é que a ASAE não está a esfumar-se. A comunicação social é que já não anda em cima de todas as inspecções que fazem, deixou de ser notícia. A ASAE não trabalhou mais no início deste ano. Trabalhou exactamente o mesmo (quase nada….), a comunicação social é que andava toda entusiasmada e os donos dos estabelecimentos muito aflitos com medo das inspecções.
    Agora já viram que os inspectores da ASAE são iguais a todos os funcionários públicos.
    Bem, já são linhas a mais, vou fumar um cigarro….
    Bjoca

    ResponderEliminar
  3. Bem, se voltasses a fumar por causa do Benfica, nunca tinhas era deixado!!!! :-D
    Mas concordo contigo, todos os fumadores já se tinham habituado a não fumar nos cafés ou bares, ninguém protestou e os ambientes ficaram bem mais saudáveis e agora está a voltar-se atrás, o que também não compreendo. É lamentável!

    ResponderEliminar
  4. Meu amigo, começo a ficar seriamente preocupada contigo :S!!
    Primeiro é o pézito a mostrar sinais de artr... desculpa, de excesso de trabalho, depois não sei bem o que aconteceu à tua cara que está naquela foto pequenina ali em cima, mas que piorou dramaticamente, essa tosse que,rrhuuuummm, não te larga, e agora crise pessoal??
    O que vale é que eu sei que tens força suficiente para resistir, porque se fosses depender da performance do Benfica para te manteres limpo do tabaquinho, a esta hora já estavas a fumar uns 4 maços por dia! Isto se dormisses uma média de 10 horas por dia, porque se dormisses 8 aumentaria para 5! :))

    Eu acho que esse segurança merecia um prémio. Já viste a diferença que um passo pode fazer? Pode ser a diferença entre o benfica marcar um golo ou não (se o Nuno Gomes estivesse a um passo da baliza até era capaz de marcar); a diferença entre estar com os 2 pézinhos em terra firme ou cair num precipício; a diferença entre seres atropelado ou não por aqueles bons condutores que acham que uma passadeira quer dizer "acelera". Um passo pode fazer muita diferença!!

    Quanto ao assunto em questão, fumar em lugares públicos, tens toda a razão. É uma pena. Até os fumadores preferiam quando havia um espaço separado para fumar nesse dito local de diversão onde raramente vou, diga-se de passagem. Um ambiente muito menos pesado e não chegava a casa com a roupa a cheirar a cinzeiro. Mas como tem o melhor DJ do Porto... :)

    Bjnhs
    APG

    ResponderEliminar
  5. Tens toda a razão. Não sou fumadora mas também não sou uma obcecada anti-tabaco. No início, fartei-me de aturar os fumadores a reclamar, mas foram-se habituando. Na maior parte dos sítios continua a não se fumar!!
    Se calhar não devia comentar comentários, mas vou comentar de qualquer maneira.
    Não sou funcionária pública, mas tenho amigos e familiares que são, e que tentam fazer o melhor que podem com os poucos recursos que têm. Com certeza deve ser muito divertido trabalhar por exemplo na segurança social - não os que mandam, mas os que estão ali nos balcões - a atender centenas de pessoas por dia, que nem sempre ou quase nunca são educadas, muitas vezes sem soluções para lhes dar, porque não depende deles. Os funcionários públicos são como todos os outros, há os bons e há os maus.

    Parabéns pelo teu blog!
    Bjks

    ResponderEliminar

o-blog-ações