terça-feira, 1 de maio de 2012

O pinga gravatas


Confesso que até acho alguma piada aos casamentos. Às festas que se organizam atualmente claro… não agora aquelas longas tardes que se passavam, há uns 10/15 anos atrás, sentados à mesa, a “enfardar” cerca de 5 pratos diferentes sempre regados com um frisante cuja corrosão ia bem mais além do que a necessária para a digestão, deixando-nos com azia durante cerca de 2 semanas.
Hoje não!!! A organização destas festas evoluiu de um século para outro de uma forma estrondosa a todos os níveis. Deixamos de ter de suportar um padre mal disposto e de ouvir sermões inusitados… tanto que, a tradição de ficar fora da igreja durante a cerimónia foi ficando para trás e as pessoas passaram a apreciar até o momento mais “chato” do dia.
A apresentação das pessoas também melhorou substancialmente. No que diz respeito ao sexo masculino porque as mulheres (hhhhuuuummm… salvo algumas exceções mais espampanantes) sempre se apresentaram de forma mais cuidada nestas cerimónias. O mesmo não se pode dizer de alguns homens que nunca primaram pelo bom gosto. Era muito natural ver-se há anos, homens de ténis e calça de ganga num casamento, a gritar depois do terceiro copo que nunca ninguém os apanharia de gravata. Recordo ainda aqueles que, obrigados pelas esposas, acabavam o dia com a gravata na cabeça qual rambo, numa fúria à herói mesmo! Hoje, poucos são os que se aventuram a participar num evento deste género sem o tradicional terno e o laço no pescoço. Os mais cuidados ainda têm a especial atenção de usar um fato escuro.
Lamentavelmente, algumas pessoas não conseguiram acompanhar esta evolução… até estou capaz de dizer mais!!! Algumas pessoas creem-se ainda noutros tempos talvez por não terem tido a melhor educação, não sei!?!?
Digo isso porque participei num casamento este fds e ainda hoje, continuo sem perceber como é possível ter-me acontecido o que me aconteceu!!!
Passo a contar (“,)
Chegada à parte do bailarico, fui, infelizmente obrigado a sentar-me devido à minha recente operação ao joelho esquerdo… Mas quem me conhece sabe que não abandono assim uma paródia pelo que, embora sentado, deixei-me estar junto da pista com o meu grupo de amigos a bater o pé (direito). Sendo eu um forte apreciador (rrrhhhuuummmm) dos ritmos latinos que o DJ tocava naquela hora e não podendo acompanhar, apoiei-me na bebida que se impõe: um mojito!!!
Estava eu então muito descansado quando um indivíduo surge do nada e resolve empunhar a minha gravata e afundá-la no meu copo de uma forma que diria… até violenta qual Rambo!!!
Confesso que fiz tudo o que era possível para fechar a minha boca mas o meu maxilar inferior teimou em manter-se baixo tal era o meu espanto. Depois, ainda pensei que se tratasse de alguma tradição familiar ou da cidade que desconhecia sendo eu, oriundo da aldeia mas rapidamente afastei essa ideia! Resolvi então perguntar quem era o autor desse ato e se esse se tratava de algum ritual habitual…
A resposta não podia ter sido mais esclarecedora… O autor era nada mais nada menos do que o filho do Presidente da Câmara de Vila do Conde, homónimo do pai e a justificação que guardo, registo e já agora subscrevo: “porque é parvo!!!” Não posso dizer que o facto de ser filho de quem é me surpreenda mas sei lá… Talvez esperasse que pessoas por estarem mais expostas, primassem por fazer dos seus, um exemplo na nossa sociedade!
Nota mental para o futuro: Os tempos mudaram, muita coisa evoluiu mas alguns, definitivamente, mantêm-se numa época que já não existe!!

2 comentários:

  1. "porque é parvo" é uma justificação perfeitamente válida. Serve para tudo e é melhor que a "porque sim"

    ResponderEliminar
  2. Foi pena não levantares o joelho (direito) e deixa-lo com cara de "parvo"...............ahahahaahah. Porque seria o que eu faria. Bela

    ResponderEliminar

o-blog-ações