terça-feira, 16 de novembro de 2010

Berlin...da

Não sei se vos tinha dito mas na semana passada, participei em mais uma grande viagem da confraria das capitais. A escolha deste ano recaiu sobre… Berlim! Aquilo que vos posso transmitir sobre esta cidade é que… vale a pena là ir! Em primeiro lugar porque a viagem até é bastante acessível (uma dica, Ryanair para Barcelona e daí EasyJet para Berlim!!!) e em segundo porque là está, podem sempre fazer uma agradável escala em BCN… tururu!!!
Devo admitir que apesar de ter raízes em França, nunca soube muito bem aquilo que se passou no final da grande guerra de 39-45. E verdade seja dita, depois destes 5 dias em Berlim, continuo a não saber grande coisa mas prometo que vou averiguar! O grande vazio histórico para o qual não tenho explicação é… que raio se passou entre 1945 (fim da guerra) e 1961 (ano da construção do muro)?
Como sempre, fizemos questão de representar Portugal da melhor forma e vai daí, galgamos as ruas da cidade sempre em amena cavaqueira num tom bastante alto tendo sempre o cuidado de coçar os Berlim…des de tempos a tempos!!! Também soubemos entrosar-nos com os locais e vai daí… pronto, era muito natural apanharem-nos com uma salsicha na mão!!!
Uma das coisas que me fascinou em Berlim é a perfeita harmonia entre o moderno e o antigo. O “Reichstag” é o flagrante exemplo disso… simplesmente espectacular! Não me vou alongar nas descrições daquilo que vi mas achei impressionante a forma como foi reconstruído o edifício da agora Assembleia da Alemanha. Diria que só as fachadas é que mantêm a forma original, tudo o resto foi transformado num prédio moderno, funcional e auto-suficiente!
Tirando isso, fiquei deslumbrado com a altura da Torre de TV em “Alexanderplatz” onde destaco a curiosa distinção que se consegue fazer das duas partes da cidade pelo tipo de arquitectura. Adorei ainda o museu Madame Tussaut e a Catedral onde recomendo uma bela soneca sentado num dos últimos bancos (soube-me pela vida!!!). Tempo ainda para a fotografia da praxe nas portas de Brandenburgo e para visitar o Estádio Olímpico, este último… digo-vos com franqueza… uma autêntica perda de tempo por nos trazer à memória certos locais desinteressantes do nosso Portugal… (Até pela cor dos equipamentos do Herta). Esta visita remeteu-nos, quase que instintivamente, para outro local diria que relacionado... o Naturkundemuseum que alberga o maior esqueleto de dinossauro do mundo (i-m-p-r-e-s-s-i-o-n-a-n-t-e!!!).
Finalmente, à noite… Nada como jantar no bairro turco onde a oferta é vasta, com qualidade e a preços acessíveis (para além de que sabe sempre bem largar a salsicha uma vez ou outra!). A noite nesse bairro pode ser prolongada num dos diversos bares… aí recomendo o 39!!! Não por ser espectacular mas por ter sido o único onde conseguimos entrar :p!!! Finalmente, discos!?!? Fomos a duas: Matrix e Félix… A primeira no conhecido bairro da movida de Berlim: o “Warschauer”! Não gostei nada… A fazer lembrar as “fedorentas” discos de Testáccio em Roma onde o R&B domina e a vodka é muito marada… A segunda sem ser espectacular já tinha um ambiente mais agradável e um som mais abrangente (fonixe… mas os gajos gostam mm de R&B!!!). Diverti-me bastante aí mas recomendo uma de duas coisas: beber pouco ou então ir embora cedo pelo simples facto de que a partir das 4 da matina, 80% das mulheres não o são efectivamente e portanto, 2 copitos a mais e podemos arrepender-nos de là ter ido pó resto da vida!!!
E pronto, depois disso, um dia-zito em Barcelona para matar saudades… Um passeio pelas Ramblas, pelo parque de la ciutadella, Montjuïc… umas tapas e bora pó Porto que as saudades e o cansaço já eram muitos!!!

Som da semana: Avicii & Sebastian Drums -My feelings for you

2 comentários:

  1. Eu realmente fazia muita falta na tua vida... para a próxima vou ser mesmo obrigada a ir contigo para te dar umas lições de História :-D Kuss

    ResponderEliminar
  2. Só mesmo tu para fazer uma descrição hilariante de uma cidade histórica... :)

    Beijinhos,
    Borboleta

    ResponderEliminar

o-blog-ações