terça-feira, 9 de novembro de 2010

coro... cócó

Não sei se vos tinha dito mas já estava com algumas saudades da escrita. Infelizmente, o tempo é cada vez mais curto e vai daí, tenho dado prioridade, nas minhas horas vagas, a coisas realmente importantes como… euhhhhh… não fazer nenhum!!!
Devo dizer que preparei arduamente este meu regresso à escrita. Fiz profundas pesquisas sobre temas da actualidade, acompanhei diariamente os diários (desportivos, claro…), aproveitei a hora de jantar de ver programas de elevado nível cultural nomeadamente “quem quer ser milionário – alta pressão” e passei inúmeras horas sentado, em tertúlia, em bares e esplanadas para agora, vos falar de… Gospel!
Eh pah… E para vos dizer que gosto… gosto mesmo! Embora seja um género musical cuja composição escrita seja claramente para expressar a crença de cada um ao cristianismo, sou apologista de que estamos perante um género musical que vai singrar aqui em Portugal num futuro próximo. Sim porque com esta crise, o ambiente anda tão por baixo que uma simples “derrota” do SLB é suficiente para uma “nação” desatar a cantarolar:
“ohhhh happy day,
when Jesus washed,
tra lalala tra lalala…”
(pppffffttttt não há paciência)
Eu sei… eu sei: “Este blog é uma seca”…
Um pouco mais a sério, lembrei-me disso porquê?
A minha agenda de 2010 está curiosamente muito rabiscada nos fins de semana, não com compromissos profissionais como é habitual, mas com casamentos e baptizados.
E a grande novidade, foi sem dúvida, a presença de um coro Gospel em duas destas cerimónias. Pessoalmente, até acho apropriado que se escolha esta fascinante herança da escravatura negra justamente num casamento. Sim, para quem não sabe, os escravos procuravam através do Gospel animar o seu quotidiano, amenizando os seus males e a sua dor usando simultaneamente a música, a fé e a Alegria destes ritmos.
Não… Não… não estou a querer insinuar nada… Mas pelo sim, pelo não, se me casar um dia!?!? Vou com toda a certeza preferir um qualquer coro terapêutico :p


Som da semana: Happy day - Choeur Gospel Célébration de Québec & Sylvie Desgroseilliers

Sem comentários:

Enviar um comentário

o-blog-ações