quinta-feira, 4 de junho de 2009

De uma importância... capital

Não sei se já vos tinha dito, mas eu, ao contrário de muito boa gente cá do norte… considero-me um português!!! Posso assegurar-vos que o meu BI não menciona a República do Norte de Portugal, nem Galiza nem qualquer outra região!!! Digo isso porque tenho para mim que posso ir de Valença do Minho a Vila Real Santo António sempre com o sentimento de que estou no meu país (embora admita que nalguns sítios, tenha vontade de dizer que não!!!), este belo paraíso à beira-mar plantado!
Ora, toda esta treta vem na sequência de afirmações irritantes (calma que não vou falar do Vital Moreira) como sejam: “ah e tal, a final da taça de Portugal joga-se entre duas equipas do norte e portanto, devia ser num estádio do norte”. Pessoalmente, acho que essa tentativa, barata diga-se, de regionalização não tem cabimento e só acontece em países com mentalidades terceiro-mundistas.
Eu gostava, era de ouvir dizer que o Estádio Nacional não tem condições e que tralala pardais ao ninho, deveria ter havido mais critério na escolha dos estádios a construir no Euro. Pois é, porque eu-zinho, qual Nostradamus, já previ isso tudo (pena não ter blog já em 2004) e sempre defendi que só deveriam ter optado por 5 estádios: Braga, Dragão, Luz, Alvalade e… Jamor! E quando digo Jamor, estou a marimbar-me se está em Oeiras, em Évora ou em Macedo de Cavaleiros. Queria, era um estádio Nacional (de todos, não para adeptos deste ou daquele clube) onde a selecção possa estagiar quando necessário em vez de ir para um hotel, onde os nossos atletas olímpicos possam ter todas as condições sem precisar emigrar para treinar em Espanha.
Mesmo que pouco utilizado, posso ainda garantir que esse estádio poderia encher no mínimo duas vezes por ano para… là está… a final da taça de Portugal e um joguito da selecção. Ora isso já é mais do que a totalidade dos espectadores que frequentam os estádios do ALLgarve, Leiria e Aveiro durante toda uma época!!! Quem é esperto, quem é???
Mas há mais!!! À margem do futebol ainda há aqueles seres "desnorteados" que caracterizam Lisboa como a sede da mouraria e mais não sei quê….uuuufffffffff (suspiro profundo)! Não sei se já vos tinha dito, mas adoro Lisboa e passo-me logo CARAGO quando me vêm com patatipatata, o Porto é que bom. É certo que o Porto é a nossa cidade e que a temos no coração e que as gentes de cá são mais afáveis, hospitaleiras, amigas e mal criadas mas Lisboa, meus amigos, também tem o seu encanto e é, sem sombra de dúvidas, uma cidade fantástica. Peçam a opinião de um qualquer estrangeiro!
Resumindo para quem ainda não chegou là, Lisboa também é minha, ok! É a capital… da minha terra!!!


Som da semana: Carlos do Carmo - Lisboa menina e moça

8 comentários:

  1. Ui…agora estamos mal….

    Lisboa? Lisboa? O que é que Lisboa tem de especial? E não me venhas com a treta de que “Lisboa tem uma luz que não existe em mais nenhum lado….”…TRETA!

    Posso dizer-te, sem medo nenhum de represálias que odeio quando tenho de ir a Lisboa fazer o que quer que seja, que quando pensei mudar de profissão uma das coisas que mais me fez recuar foi o facto de ter de passar pelo menos 5 anos em Lisboa, que não suporto o sotaque daquelas gente e o snobismo da grande parte.

    Lisboa não é nada de especial comparada com outras cidade deste país, é lamentável tudo estar centralizado nessa terriola - sejam as sedes de empresas sejam os órgãos de decisão - e francamente revolta-me saber que muito do dinheiro derivado dos impostos pagos por pessoas de todo o país são aplicados nesse buraco a que chamam capital.

    ResponderEliminar
  2. Bem, sou muitoooooooooo suspeita no que dz respeito a Lisboa.

    Sou Tripeira de gema, portista de alma e coração e amo a cidade do Porto a ponto de chorar sempre que subo à Serra do Pilar ou sempre que ouço o Rui Veloso a cantar o "Porto Sentido"!!!

    Mas (e há sempre um mas...), vivi em Lisboa quase 3 anos, por opção. Ao contrário do que receei, consegui ser feliz, fiz muitos amigos, trabalhei e tive sucesso!

    Hoje estou de regresso ao Porto (tb por opção), ao Norte, mas adoro quando regresso a Lisboa e posso matar saudades dos pastéis de Belém, quando posso conduzir pela Marginal até avistar Cascais, quando tomo um café na Brasileira em pleno Chiado cosmopolita.

    Enfim... Nada como haver um equilíbrio e saber usufruir as coisas magníficas que cada cidade nos pode oferecer!!!

    Mas, e já agora, adoro quando o FCP vai ao Jamor ganhar. É que Lisboa tem ainda mais encanto vestida de azul e branco... :D

    Beijoooooooooooo

    ResponderEliminar
  3. Voltamos a teoria do depende... Tenho alguns amigos em Lx que são GRANDES. E não me parece que sejam snobs!!! É apenas a forma deles se expressarem... Dizem Treuze e nós dizemos treze, dizem bolas e nós dizemos foda-se, dizem vai às favas e nós dizemos vai pó carago...
    É só uma questão de linguagem!
    A cidade não tem brilho, a cidade é bonita, é animada, tem montes de coisas para ver... Desculpa mas o Porto é lindo porque é nosso... De resto, ....

    ResponderEliminar
  4. Num país tão pequeno como o nosso, todas estas divisões entre Norte e Sul, Porto e Lisboa só nos prejudicam, a nós, como país. O bairrismo é bom e fica bem, mas tudo tem limites e neste caso o limite deveria ser Portugal. Os do Sul criticam os do Norte e os do Norte os do Sul. Têm pelo menos uma coisa em comum: todos dizem mal do país.
    Lisboa é a capital e não há volta a dar. E é uma cidade bonita. Não gostaria de morar lá. Adoro o Porto, adoro a gente do Porto. Mas também conheço gente boa em Lisboa. Tenho pena de uma coisa, que Lisboa em termos culturais esteja bastante distanciada do Porto. Teatro, concertos,etc.
    Tocas num ponto importante. Os nossos atletas, que também são criticados à mão cheia. Ao contrário de muitos atletas de outros países, em que essa é a sua única profissão, a maior parte dos nossos tem de ter outro emprego para subsistir. E mesmo assim conseguem resultados excelentes. Um local onde eles pudessem treinar condignamente seria, sem dúvida, uma mais valia. Assim como maior apoio, quer em termos monetários (de quem rege os dinheiros deste país), quer em termos de apoio de todos nós, portugueses.

    ResponderEliminar
  5. Ora deixa cá ver se aceitas comentários automáticos...

    ResponderEliminar
  6. pois é... assim tens que me mandar o teu mail, para te dizer onde ando! Sim, porque eu mudei de casa, não mudei de feitio! :)

    ResponderEliminar
  7. não há paciência para radicalismos...

    eu sou de Lisboa e odiava o Porto, até ao dia em que passei a conhecê-lo... Hoje adoro. Ponto. E adoro Lisboa.

    PS: E a doutora Elisa Ferreira vem aí a caminho. Lá vai o Pinto da Costa voltar a mandar na cidade...

    ResponderEliminar
  8. ui ui... Caro intruso!
    A Seu Doutôra vem aí a caminho mas vai de volta pelo mm caminho no fim das eleições! ;)

    ResponderEliminar

o-blog-ações