sábado, 25 de outubro de 2008

Gótico eu???

Confesso que nunca fui muito chegado à “ideologia” dos góticos… Não que tivesse qualquer razão de queixa mas por uma ideia que, seguramente, me foi incutida ou simplesmente fui assimilando erradamente ao longo dos anos…
Acho k todos já ouviram comentários sobre esta cultura, sobre o gosto especial pelo oculto, pela noite, pela morte… ou ainda o facto de beberem sangue de criancinhas, dormirem em caixões e tal…. Txxxiiiii!!! Socorrrrrroooooo
O facto é k indirectamente, isso afectou a imagem k eu tinha destes supostos “pecadores” a ponto de, quando avistava um “vampiro”, ver o meu nariz torcer-se automaticamente!!!
Até que, recentemente, me caiu nas mãos um manifesto gótico com as principais características desta tribo.
Fiquei assim a saber que o movimento gótico não tem nada de "contracultura", pelo contrário, é um movimento que se sustenta numa plataforma de conhecimentos extremamente ampla. Não basta vestir uma roupa preta e dizer-se gótico! São pessoas sofisticadas e elegantes (em caso de dúvida, vejam a minha foto aqui ao lado) q possuem senso crítico e um visual totalmente produzido.Os góticos não são adeptos do consumismo ingénuo, são seres sociáveis que escolhem seus amigos pelo que eles são e não por aquilo que eles possuem; não medem as pessoas dos pés à cabeça antes de se aproximarem para fazer novas amizades. Não pretendem transformar a sociedade ou destruí-la com bombas e não estão satisfeitos com a ordem social estabelecida, mas querem seu espaço no contexto. Os góticos odeiam qualquer forma de discriminação, aceitam as diferenças individuais com naturalidade e recebem bem todos que se aproximam, independentemente de seus valores, crenças, situação económica ou orientação sexual. Góticos não veneram o diabo ou “cultuam” o mal, mas não se engane, não é uma boa política ter inimigos góticos!!! Contudo não acreditam na violência e detestam os ignorantes e idiotas que vivem destruindo o património público. Os góticos não moram nos túmulos dos cemitérios ou nos porões das Igrejas da Cidade, apenas são fascinados pela arte, pela paz e pela beleza arquitectónica desses lugares. No dia-a-dia, os góticos são como as outras pessoas, trabalham estudam e lutam por uma sociedade mais justa e condições melhores de vida.
Txxiiiiiii… quem diria!!!! Sou um gótico…. Rrrhhhuuummmm (tosse profunda!!!)

1 comentário:

  1. Gótico não vai, mas você tá no caminho... rsrsrs

    Mas é tão bom ver que mesmo um não gótico defende nossa subcultura num tempo em que muitos que se dizem góticos a denigrem. Existem uns que acreditam até que a pessoa já nasce gótica, isso só afasta quem desconhece a verdadeira origem dos Góticos, que não é dos godos, mas do pós-punk, por mais que alguns insistem em parecer godos...

    Obrigada, você faz um belo trabalho por nós... Permaneça iluminado sempre!

    abraços

    ResponderEliminar

o-blog-ações