terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Valente-iiiinnnnsss!!!

UFA… Passou!!! Devo dizer que o famoso dia de S. Valentim não faz parte das minhas datas preferidas.
Aliás, na minha humilde opinião, este dia não deve o seu nome ao respectivo santo mas sim ao facto das pessoas que namoram serem efectivamente VALENTES…
Resumidamente, penso que o 14 de Fevereiro é um dia de festa mas para os encalhados ao contrário daquilo que se diz!!! Por isso, faço questão de o comemorar participando no jantar anual dessa turma num dos melhores restaurantes da zona – a casa dos frangos na Póvoa de Varzim.
O facto de ter de enfrentar a enorme dificuldade da escolha do presente menos lamechas dos centros comerciais tentando ser, em simultâneo, o mais original possível aliado à tarefa ingrata de ter de encontrar uma mesa num restaurante… socorrrrrroooooooo…
(Isto faz-me lembrar o jantar de trabalho que tive no ano passado com auditores estrangeiros. Para além da dificuldade em encontrar um local de jeito, ainda tive de os sujeitar ao menu dos pombinhos… Até nem correu mal!!! As “quiches” com formato de coração estavam bem apetitosas…).
Enfim, todo um ritual que na verdade, devia ser cumprido regularmente!
Mas não, alguém com forte veia comercial decidiu pôr todos os casais a organizarem um dia dos namorados romântico em simultâneo. Resultado = uma verdadeira batalha sendo os intervenientes autênticos guerreiros (hhhuuummm... salvo sejam!!!) que lutam por um dia perfeito!
Ora, a lenda deste dia nasceu do facto de um padre desafiar as ordens do imperador romano Claudio II. Pelos vistos, o dito proibiu os casamentos com o argumento de que os rapazes solteiros e sem laços familiares, eram melhores soldados. Valentim terá ignorado as ordens e continuado a fazer casamentos em segredo a jovens que o procuravam. Segundo a lenda, o hoje santo foi preso e executado no dia 14 de Fevereiro, por volta do ano 270 d.c.
Não haverá por aí um imperador disponível para acabar com isto!!!
.
Som da semana: The Script - The man who can´t be moved

2 comentários:

  1. Não sou mto fã dos "dias de...." em geral, pela simples razão que todos os dias deviam ser dias de... da mãe, do pai, dos namorados, da mulher...
    Mas tenho de confessar que simpatizo com o S. Valentim porque realmente acho que ele não teve sorte nenhuma! Segundo a lenda que referes, o pobre padre, depois de casar tanta gente acabou preso. Como se isso não bastasse, enqto esteve preso apaixonou-se pela filha do guarda, que era cega, chegando a escrever-lhe cartas que assinava "do seu Valentim", expressão ainda hoje utilizada. No final, a rapariga recuperou a visão, e o pobre do Valentim perdeu a cabeça...literalmente, uma vez que foi decapitado...
    Mas, meu caro amigo, nem tudo é mau. Se vivesses no Japão ias ter este dia a dobrar, uma vez que existem 2 dias dos namorados, a 14 de Fevereiro e a 14 de Março. Por isso, e ao contrário do que é habitual, é caso para dizer "ainda bem que sou português". ;)
    APG

    ResponderEliminar
  2. “…I know it makes no sense, what else can I do?”

    ResponderEliminar

o-blog-ações