segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Ciao Roma

Passou rápido questa settimana!!!
Roma era, na realidade, um destino eleito há muito tempo para umas férias… pela sua história, pela gastronomia e claro pelo contexto “super fashion” que eu associava sempre a tudo o que dizia respeito à Itália.
Pois desenganem-se!
A única parte que não defraudou as expectativas foi a da gastronomia… hhhuuummmm (ingeri pizzas e pastas toda a semana… e acreditem k me lembro disso sempre k enfio um par de calças).
Roma é globalmente pouco atraente em Novembro, suja e envelhecida. É incrível como uma cidade que é atravessada por um rio como o “Fiume Tevere” tem as margens naquele estado (completamente ao abandono). A história realmente existe mas não sou propriamente o tipo de pessoa que se fascina ao ver 3 pedras no chão só porque dizem que Rómulo passou por ali! Penso que há ruínas que marcam como é o caso do coliseu mas há outras totalmente desprovidas de interesse… Salvo para arqueólogos naturalmente… Há monumentos fantásticos como o Vittorio Emmanuel, a Fontana di Trevi, o Pantheon… Há ambientes admiráveis como num passeio a pé ao final da tarde pelas Piazza Navonna ou Campo de Fiori… E não há nada como um merecido descanso sentado na escadaria da Piazza de Spagna...
Mas tudo isso é manifestamente pouco face a ideia que eu tinha desta cidade! Nem queria acreditar quando me deparava com monumentos fechados com uma grade ou melhor ainda, o estádio olímpico não era aberto ao público!!! Hoje teria feito esta viagem mas por 4 dias não 8…
Tive ainda o privilégio de visitar um segundo país – o Vaticano… Para além do azar de estar a chover, achei a basílica de S Pietro completamente vazia (é verdade… nem cadeiras tinha!) de significado. Reconheço que uma afluência média de 20.000 pessoas diárias condiciona sempre um ambiente que se espera sagrado mas no mínimo exigir silêncio a quem por là passa! O museu e a capela Sistina (Celestina para os humildes ignorantes como eu!!!), por seu turno, valem bem cada cêntimo dos 14 € de entrada.
A noite de Roma para além de cara não se destaca em nada da “movida” de outras grandes cidades europeias para além do facto de ser mais cara. Aliás, é incrível o valor que se dá aos líquidos em Itália! Não consigo compreender como é que uma das melhores pizzas que comi até hoje vale tanto quanto 2 cervejas ou k 5 rigorosos cl de uma bebida branca eram vendidos pelo dobro do preço praticado nas “discos” portuguesas mais caras.
Numa coisa, esta cidade ultrapassa todas as outras… A segurança! A única vez que vi um carteirista foi a fugir praça fora com um carabinieri a correr atrás dele…
Nem tudo foi negativo… Recordarei, acima de tudo, a óptima semana que passei com amigos, carregada de boa disposição, das nossas conversas com a última palavra de cada frase acabada em “ini”. É verdade… Quem nos via ao longini; pensava mesmo que éramos italianinis… tal era a nossa convicção e entoação ao falar dessa forma! Recordo ainda expressões k provocaram grandes gargalhadas toda a semana: “Senza flesh”(grito de um segurança do Vaticano numa galeria onde as moscas se ouviam por alguém tirar fotos com flash); “gudi tráveli” (isto é inglês falado em italiano) ou ainda, “ envia uno “us-hum-us””…
Finalmente, dois pormenores interessantes:
- Os horários! A noite já mexe às 23 horas mas, em contrapartida, tudo acaba às 4h. E é quase impossível visitar qualquer monumento depois das 16h.
- Last but not least, alguém me disse k a mulher portuguesa fica mesmo muito aquém da italiana???
MENTIRINIIIIII

4 comentários:

  1. Olá

    Pena k questa settimana tenha ficado aquém das tuas expectativas.
    Roma é uma das cidades k está nos meus planos visitar.
    Não vou ficar tão decepcionada por o estádio olímpico estar fechado e a basílica de S. Pedro ser pouco interessante porque felizmente em Portugal temos um monumento k reune estes dois num só. Fica a duas horitas daqui, em Lisboa (estádio + catedral = ? Uma pista: começa por A).
    Obrigada pelas tuas sugestões. Vou lembrar-me dos teus conselhos. Principalmente de levar um bom agrafador para a boca! Sim, porque pizzas e pastas..não dá para resistir.
    Obrigadini!

    ResponderEliminar
  2. e eu que só tinha ouvido falar da capela sistina... ;D

    ResponderEliminar
  3. Grande settimana que deves ter passado com a malta. Foi pena, este ano não poder ter acompanhado nessa grande jornada, tal como foi o ano passado em Praga.
    Mas para o ano conta comigo na comitiva.
    E parabéns pelo teu Blog!

    ResponderEliminar

o-blog-ações