quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Power de quem???

Estava eu muito descansadito a fazer a minha ronda cultural pelos blogues que interessam (sim porque não sei se vos tinha dito mas, para mim, cultivar não é termo aplicável só no farmville) até que parei num texto sobre … a emancipação do sexo feminino e a mulher vai ultrapassar os homens em todas as áreas e são elas que fazem tudo e mais alguma coisa em casa e para além disso têm de se pôr bonitas e os homens não fazem nenhum em casa e são feios e só actualmente é que vão à depilação e patati patata… uuuffffffffffffff
Devo dizer que me subiu de imediato a mostarda ao nariz!
Ponto número um da minha humilde maneira de pensar: O homem e a mulher não competem em nenhuma área… O homem e a mulher completam-se em todas as áreas!!!
Confesso que me cansa esse “grito” feminista do… a mulher faz, a mulher lava, a mulher trata dos filhos, a mulher isto e aquilo e aquoloutro… A verdade é que penso efectivamente que a mulher tinha de se sujeitar a isso noutros tempos que, graças a deus, acabaram!
Vamos là ver uma coisa… Os tempos eram duros mas pelas poucas histórias que ouço sobre o antigamente, os pobres dos homens também não tinham a vida facilitada… Lembro-me por exemplo do meu pai me contar que ia trabalhar de Vila do Conde para o Porto de… bicicleta todos os dias!!! Ora hoje em dia, sentamo-nos numa bicicleta no ginásio em frente à TV e damo-nos ao luxo de chamar o monitor para mudar de canal!!! Isto para dizer que tratar dos filhos e da casa era como um emprego para a mulher… Cada um com a sua tarefa no seio da família!!! A mulher era mal tratada…é verdade em certos casos e digo certos casos porque nunca ouvi a minha avó queixar-se!! Mas já alguém ouviu histórias ou já assistiu pessoalmente ao tratamento que davam aos homens nas obras há meio século??
Tudo isto digo eu, é uma questão de mentalidade da época que era válida tanto para uns como para outros mas que ACABOU.
Hoje em dia, meus amigos, devo admitir que, no que toca a tarefas domésticas, não faço nenhum!!! E não faço por duas razões: a primeira é pelo simples facto de que a minha vida profissional não mo permite (ok, às vezes também me baldo porque estou mal habituado) e a segunda porque tenho a possibilidade (e não tenho complexo nenhum por isso) de viver em casa dos meus pais.
Mas e continuando com o meu exemplo concreto, já vivi sozinho e sou perfeitamente capaz de tratar de uma casa (nunca tive empregada). Sou ainda, perfeitamente capaz de cozinhar aliás, gosto imenso. Aquilo que quero dizer é que é óbvio nas gerações actuais que, no seio de uma família, as tarefas sejam divididas por todos os elementos que compõem esse agregado em função da vida de cada um.
A mulher hoje em dia, no que toca ao trabalho de casa, é “explorada” se o quiser e mai nada (erro ortográfico propositado!!!)
A vida em família como eu a vejo e como eu espero vir a ter, apoia-se em dois pilares básicos: amor e harmonia… No que diz respeito ao primeiro, penso que não preciso de explicar nada a ninguém mas posso sempre dar algumas explicações num futuro texto!!! A harmonia para mim não é tão somente viver sem discussões… harmonia é saber viver justamente como um "complementado". Ora eu hoje estou a fazer isso, e tu fazes aquilo porque depois vou ali enquanto tu tratas disso! Tudo sem ser preciso mandar, berrar, chatear, etc… e tal!
O power?!?! A dois, o power é bem mais forte, digo eu...

7 comentários:

  1. Obviamente que não imagino a minha vida a dois de outra forma a não ser a de partilha. Mas isso sou eu. Porque a da minha ma~e nao é assim. o meu rico paizinho nunca fez uma cama a não ser na tropa.
    Tens noção das conquistas que a mulher teve de fazer ao longo dos anos? Desde do voto, passando pela mini-saia acabando na ideia pré-concebida de ter que dar á luz.
    Desculpa lá mas eu acho que as mulheres sempre travaram uma luta cosntante para ter o que têm hoje. E mesmo assim ainda estamos em minoria ridicula em certas áreas de trabalho e porquê?

    ResponderEliminar
  2. Tenho perfeita noção disso!!! Mas sempre houve e haverá imensas injustiças no mundo... Não só porque se trata da mulher! Já pensaste que havia gente há bem pouco tempo que estava proibida de abrir a boca só porque a pele era escura...
    Os tempos são outros mas lembra-te que as mentalidades não se mudam em meio século!!!
    Quanto ao trabalho, um dos meus chefes é uma mulher e trabalho num escritório com 9 mulheres enquanto no trabalho duro das vinhas trabalham maioritariamente homens... Não posso estar de acordo contigo!

    ResponderEliminar
  3. Homem e mulher = diferenças substanciais:

    Pensam de maneira diferente
    Agem de maneira diferente
    Reagem de maneira diferente
    Sentem de maneira diferente
    Esperam de maneira diferente
    Conquistam de maneira diferente
    Alcançam de maneira diferente

    Não podemos mudar todo o mundo de uma vez, mas podemos ir mudando os nossos pequenos mundos...

    ResponderEliminar
  4. Sinceramente, acho que esse tipo de conversas já chateiam um bocadinho (não é o teu texto, é o motivo que o levou a existir ;)
    Homens e mulheres são diferentes. A natureza assim os fez. Têm características, aptências, sensibilidades diferentes. E ainda bem que assim é. Homens e mulheres precisam uns dos outros. Como dizes, complementam-se.
    Claro que a mulher teve que percorrer um caminho nem sempre fácil para conquistar alguns direitos, e se calhar haverá mais comquistas a fazer. Mas hoje em dia as coisas estão mais equilibradas. Claro que ainda há mulheres "exploradas", que não têm outra alternativa, mas a maioria é financeiramente independente.
    Mal irá uma relação em que não há diálogo, partilha e inter-ajuda, digo eu. O que eu acho é que há muito ressentimento por aí à solta.
    Eu sou mulher e gosto de ser mulher. Sei mudar um pneu mas se se oferecerm para o fazer, não me vou fazer rogada (e não sujo as mãozinhas).
    Já estou a divagar! Mas irrita-me um bocadinho o feminismo exacerbado.
    Além disso, se há mulheres que acham que os homens são assim tão maus, podem sempre optar pelo seu igual, ainda para mais agora já está legalizado e tudo!!
    Beijinhos
    APG

    ResponderEliminar
  5. Ah!! Esqueci-me: essa imagem é assustadora!!!

    ResponderEliminar
  6. Gostei mesmo foi da parte das tarefas domésticas "não faço nenhum!" lolol. Eu faço o menos possível! E até te digo, essa cena da igualdade homens/mulheres acabou por dar mau resultado. Para mim a gota de àgua foi no momento em que eles começaram com as depilações.....blhaaaack

    ResponderEliminar
  7. sim, eu também admito que faço muito pouco, no entanto os meus pais dotaram-me de capacidades extraordinárias de limpezas de casa de banho, cozinhar massas e arroz e ... tudo, passar camisas e calças, etc... em suma, estou dotado de conhecimentos caseiros a todos os niveis.

    Mas esta discussão já irrita, é óbvio que todos (homens e mulheres) têm a noção da dificuldade que tiveram (e em alguns casos têm) em impor-se, mas homens e mulheres não assumam o papel de coitadinhos, assumam o vosso papel e força.

    ResponderEliminar

o-blog-ações