terça-feira, 15 de setembro de 2009

Politicamente correcto

Ora aqui está um assunto delicado…
Devo dizer que sou bastante tolerante politicamente. Aliás até aprecio uma boa conversa sobre o tema. Em contrapartida, tenho alguma aversão às pessoas que me vêm com moralismos por aquilo que vos vou revelar agora:
Eu não vou votar!!!
E é escusado tentarem convencer-me a fazê-lo. Não tenho intenção de enfrentar uma fila de eleitores nem as caras assustadoras que ocupam as mesas desde o 25 de Abril para ir votar num dos candidatos que me são apresentados pelos principais partidos portugueses. A nossa política transformou-se numa espécie de 2ª divisão (para não dizer um escalão ainda mais baixo) do mercado de trabalho para gestores profissionais. E vocês sabem que eu, como em tudo na vida, só dou o meu apoio a grandes equipas…. Nada de clube-zecos de 2ª!!! Seguindo com esta analogia, diria que tal como os jogadores de futebol, os bons gestores actuais vão trabalhar para quem paga mais. E portanto, não há candidatos de qualidade, pois bem, então também não haverá eleitores de nível!!!
Ah e tal mas tens de cumprir com o teu dever cívico… Francamente, alguém me explica qual é a diferença entre um voto em branco e uma abstenção???? Não, não, a coisa é muito simples: se os bons não se candidatam, eu não voto… Esta é a minha forma de protesto!
Tenho para mim que a gestão de um país tem de ser entregue à pessoa mais competente e essa sim, tem o dever cívico de se candidatar. Vamos ser honestos, o Sócrates já nos mostrou o que vale: poucas nozes! Mas o mais curioso é que consegue ser o melhor dos candidatos. Estou à vontade para dizer isso porque embora seja ideologicamente comunista, penso que na prática, a social democracia se afigura como a única forma de tomar as rédeas de uma nação. A prova está que o PS adoptou actualmente as suas políticas. Era capaz de redigir páginas e páginas de opiniões mas para não tornar a coisa muito maçadora, deixo-vos a minha ideia numa só palavra sobre os outros candidatos:
Manuela Ferreira Leite: ultrapassada
Jerónimo de Sousa: incompetente (mas boa pessoa)
Francisco Louçã: irrealista (mas este senhor sabe que a maioria das suas propostas são impossíveis… adoro!!!)
Paulo Portas: escova (hesitei com falso)
Tudo isto então para vos dizer que eu sou a favor de que os políticos ganhem balúrdios mas….. por objectivos! Ai propões-te fazer isso? Ok, tens o meu voto mas só recebes um bom salário se o conseguires senão levas com um rendimento mínimo garantido… Esse é o filtro necessário para afastar a escumalha incompetente da nossa política… Vah!!! Despachem-se em mudar as regras porque depois da política, há outras coisas que quero fazer!!!
Politicamente correcto para mim, é não votar...

1 comentário:

  1. Estive durante todo este tempo à espera de ler um comentário a este post.
    Parece que ninguém se chega à frente quando o assunto é politica. Tanta democracia, tanta democracia e o povinho ainda tem medo de publicamente fazer comentários sobre política, os políticos e as ideias (ou fantasias) deles. Achei , ainda assim, que foste muito levezinho com o Mr. Sexy Platina (vá lá, o homem tem charme). Ele tinha obrigação de fazer melhor. E o Portas não é só escova (ou falso). É maquiavélico.
    Agora a abstenção….meu amigo…isso dá ideia de preguiça. Enquanto não existirem candidatos de qualidade eu não me abstenho. Traço todos os nomes e voto nulo.
    Assim a minha opinião foi manifestada, não fiquei no grupo dos que foram para a praia. Beijoca

    ResponderEliminar

o-blog-ações