Não sei se já vos tinha dito, mas eu, ao contrário de muito boa gente cá do norte… considero-me um português!!! Posso assegurar-vos que o meu BI não menciona a República do Norte de Portugal, nem Galiza nem qualquer outra região!!! Digo isso porque tenho para mim que posso ir de Valença do Minho a Vila Real Santo António sempre com o sentimento de que estou no meu país (embora admita que nalguns sítios, tenha vontade de dizer que não!!!), este belo paraíso à beira-mar plantado!
Ora, toda esta treta vem na sequência de afirmações irritantes (calma que não vou falar do Vital Moreira) como sejam: “ah e tal, a final da taça de Portugal joga-se entre duas equipas do norte e portanto, devia ser num estádio do norte”. Pessoalmente, acho que essa tentativa, barata diga-se, de regionalização não tem cabimento e só acontece em países com mentalidade
s terceiro-mundistas.
Eu gostava, era de ouvir dizer que o Estádio Nacional não tem condições e que tralala pardais ao ninho, deveria ter havido mais critério na escolha dos estádios a construir no Euro. Pois é, porque eu-zinho, qual Nostradamus, já previ isso tudo (pena não ter blog já em 2004) e sempre defendi que só deveriam ter optado por 5 estádios: Braga, Dragão, Luz, Alvalade e… Jamor! E quando digo Jamor, estou a marimbar-me se está em Oeiras, em Évora ou em Macedo de Cavaleiros. Queria, era um estádio Nacional (de todos, não para adeptos deste ou daquele clube) onde a selecção possa estagiar quando necessário em vez de ir para um hotel, onde os nossos atletas olímpicos possam ter todas as condições sem precisar emigrar para treinar em Espanha.
Mesmo que pouco utilizado, posso ainda garantir que esse estádio poderia encher no mínimo duas vezes por ano para… là está… a final da taça de Portugal e um joguito da selecção. Ora isso já é mais do que a totalidade dos espectadores que frequentam os estádios do ALLgarve, Leiria e Aveiro durante toda uma época!!! Quem é esperto, quem é???
Mas há mais!!! À margem do futebol ainda há aqueles seres "desnorteados" que caracterizam Lisboa como a sede da mouraria e mais não sei quê….uuuufffffffff (suspiro profundo)! Não sei se já vos tinha dito, mas adoro Lisboa e passo-me logo CARAGO quando me vêm com patatipatata, o Porto é que bom. É certo que o Porto é a nossa cidade e que a temos no coração e que as gentes de cá são mais afáveis, hospitaleiras, amigas e mal criadas mas Lisboa, meus amigos, também tem o seu encanto e é, sem sombra de dúvidas, uma cidade fantástica. Peçam a opinião de um qualquer estrangeiro!
Resumindo para quem ainda não chegou là, Lisboa também é minha, ok! É a capital… da minha terra!!!
Som da semana: Carlos do Carmo - Lisboa menina e moça