terça-feira, 9 de junho de 2009

Isto é serviço público, meus amigos!!!

Cá está ele!!!
O anúncio mais esperado deste longo iiiiiiinnnnnnvvvveeeeerrrrnnnnnooooo!!!
Reabertura dia 2 de Julho 2009
UFA, esta foi forte...

Once upon a time...


...um artista teve, por motivos profissionais, de deixar o seu reino encantado por um dia e viajar para Paris numa 2ª Feira de madrugada (isso foi só para não perder os seus feriados... he he)!!!
Tive de me aplicar para instalar as minhas maiores trombas (aquelas k faço questão de mostrar sempre k tenho de me levantar às 5 da manhã de 2ª Feira). A verdade é que não destoei! É certo e sabido que Paris é, se não a mais bela, uma das mais belas cidade do mundo mas em contrapartida, é habitada pelas pessoas mais feias do universo. Não que os pobres coitados sejam diminuídos fisicamente, não exageremos… mas encontrar alguém sorridente neste paraíso cultural é um feito verdadeiramente histórico. Apetecia-me gritar a plenos pulmões no Metro para ver se esta gente ouvia: “SORRIAM, ESTÃO EM PARIS”.
A confiança que tenho vindo a adquirir com colegas residentes levou-me a arriscar a pergunta: Porque que raio vivem vocês tão trombudos na cidade-luz???
A verdade é que todos são unânimes nos comentários. Não é fácil viver numa casa de 9m2 com uma espécie de toilettes num canto e um balcão com micro-ondas no outro e não é fácil, não ter raízes e dificilmente poder confiar em alguém. Os mais abastados ainda conseguem aventurar-se numa habitação condigna com… euhhhhhh…. 36 m2 numa zona limítrofe da cidade que pode ser adquirida pela módica quantia de 260.000€! Confesso que quando ouvi isso, passei a adorar os meus 100 m2 numa zona limítrofe do concelho de Vila do Conde.
O curioso é k todos são unânimes em dizer que está fora de questão viver noutra cidade. Porquê??? A questão é essa. “C´est la ville de l´opportunité” respondeu-me um dos avec's que entretanto entrara na discussão, onde nunca se sabe o que nos pode acontecer ou melhor, onde tudo pode acontecer!

Tá bem, tá!!! Pessoalmente, vejo os parisienses viver com o sonho de que o seu “fairy tale” está logo ali ao dobrar de cada esquina e pobrezitos, quando dão por ela, viveram infelizes para sempre!

Ps: fazendo jus ao serviço público prestado por este blog, informo que, para bem da vossa saúde gástrica, qdo viajarem na TAP, evitem a todo o custo as maravilhosas sandes de cautchou… IIIIAAAACCCccc

quinta-feira, 4 de junho de 2009

De uma importância... capital

Não sei se já vos tinha dito, mas eu, ao contrário de muito boa gente cá do norte… considero-me um português!!! Posso assegurar-vos que o meu BI não menciona a República do Norte de Portugal, nem Galiza nem qualquer outra região!!! Digo isso porque tenho para mim que posso ir de Valença do Minho a Vila Real Santo António sempre com o sentimento de que estou no meu país (embora admita que nalguns sítios, tenha vontade de dizer que não!!!), este belo paraíso à beira-mar plantado!
Ora, toda esta treta vem na sequência de afirmações irritantes (calma que não vou falar do Vital Moreira) como sejam: “ah e tal, a final da taça de Portugal joga-se entre duas equipas do norte e portanto, devia ser num estádio do norte”. Pessoalmente, acho que essa tentativa, barata diga-se, de regionalização não tem cabimento e só acontece em países com mentalidades terceiro-mundistas.
Eu gostava, era de ouvir dizer que o Estádio Nacional não tem condições e que tralala pardais ao ninho, deveria ter havido mais critério na escolha dos estádios a construir no Euro. Pois é, porque eu-zinho, qual Nostradamus, já previ isso tudo (pena não ter blog já em 2004) e sempre defendi que só deveriam ter optado por 5 estádios: Braga, Dragão, Luz, Alvalade e… Jamor! E quando digo Jamor, estou a marimbar-me se está em Oeiras, em Évora ou em Macedo de Cavaleiros. Queria, era um estádio Nacional (de todos, não para adeptos deste ou daquele clube) onde a selecção possa estagiar quando necessário em vez de ir para um hotel, onde os nossos atletas olímpicos possam ter todas as condições sem precisar emigrar para treinar em Espanha.
Mesmo que pouco utilizado, posso ainda garantir que esse estádio poderia encher no mínimo duas vezes por ano para… là está… a final da taça de Portugal e um joguito da selecção. Ora isso já é mais do que a totalidade dos espectadores que frequentam os estádios do ALLgarve, Leiria e Aveiro durante toda uma época!!! Quem é esperto, quem é???
Mas há mais!!! À margem do futebol ainda há aqueles seres "desnorteados" que caracterizam Lisboa como a sede da mouraria e mais não sei quê….uuuufffffffff (suspiro profundo)! Não sei se já vos tinha dito, mas adoro Lisboa e passo-me logo CARAGO quando me vêm com patatipatata, o Porto é que bom. É certo que o Porto é a nossa cidade e que a temos no coração e que as gentes de cá são mais afáveis, hospitaleiras, amigas e mal criadas mas Lisboa, meus amigos, também tem o seu encanto e é, sem sombra de dúvidas, uma cidade fantástica. Peçam a opinião de um qualquer estrangeiro!
Resumindo para quem ainda não chegou là, Lisboa também é minha, ok! É a capital… da minha terra!!!


Som da semana: Carlos do Carmo - Lisboa menina e moça